quarta-feira, 13 de abril de 2011

INTIMIDADE ALCANÇADA


Por Fernanda Fioravanti Machado
Em sua segunda e tão esperada temporada, a modelo, atriz, estilista e apresentadora Fernanda Lima volta às telas da Rede Globo com o programa Amor & Sexo deixando as noites de terça-feira bem mais provocantes. 
O programa de auditório teve sua primeira edição em agosto de 2009 com a direção de núcleo e direção-geral de Ricardo Waddington e roteiro de Rafael Dragaud abordou a sexualidade e relacionamentos de maneira sutil e descontraída, mas direta sem ter exageros explícitos em seus quadros. 
Com o início da nova temporada, essas qualidades não se perderam, mas pelo contrário: recebeu novidades que prometem ao telespectador muitas risadas e conhecimento. Leo Jaime e sua banda continuam responsáveis pela trilha sonora de Amor & Sexo e os comentários e opiniões do cantor garantem o olhar masculino nas discussões apresentadas por Fernanda.
O programa tem a duração de dois meses e a cada episódio os quadros, os convidados, a plateia e os assuntos são modificados. Os temas vão desde o “GaYme” - jogo sobre, mas não exclusivamente, gays -, passando pelo “Jogo de Cama” - uma competição de perguntas e respostas que desafia um convidado famoso a seduzir uma mulher de maneira convincente - e vai até o momento mais informativo intitulado “Ponto Q?” que explica tudo o que está em alta e que as pessoas querem saber.
Mesmo tendo um foco maior ao público jovem, os adultos e idosos também não ficam para trás já que os assuntos abordados permeiam o dia a dia de grande porcentagem de seus telespectadores. Um grande exemplo é o casal de repórteres Valéria Abaurre Gonçalves e Fábio Gonçalves, que já comemorou suas Bodas de Ouro e, além de ser íntimo do público de Amor & Sexo, permanecem na equipe do programa desde a primeira temporada trazendo através de reportagens, assuntos íntimos, curiosos e nada comuns.
Nessa segunda temporada, os roteiristas - divido à críticas expostas em 2009 - prometeram não dar espaço para intenção de resposta a qualquer episódio e, sem dúvida, estão cumprindo com a palavra. Com a ajuda da auto confiança de Fernanda Lima nos palcos sabendo sempre envolver o telespectador em todos os temas propostos, também não deixa a desejar nas externas. Os quadros gravados em Nova York ou nas ruas do Rio de Janeiro aumentaram o sucesso e assim, deixando o programa bem mais dinâmico.  
Apesar de o programa ser temporário, não tem como dizer que se fosse prolongado a um semestre ou ter permanência efetiva na programação, ele deixaria de fazer sucesso. Há muito nesse campo a ser discutido e abordado, pois uma coisa que percebe-se com facilidade nos quadros é como os anônimos conseguem se expressar com maior facilidade e questionar sobre alguns aspectos que uma pessoa que mostrasse sua identidade não seria capaz. Dessa forma, muitos temas que, mesmo no período que estamos permanece em grande tabu dentre as famílias, sejam permitidos pelos pais para que seus filhos mantenham um certo contato com essa realidade através da televisão aberta e assim, despertando um maior interesse em ambas as partes para que isso se torne mais acessível e com maior poder de argumentação e curiosidade entre eles. 
Mesmo havendo algumas controvérsias de pessoas talvez um pouco conservadoras demais, dizendo que o programa é de mau gosto e que não deveria ter entrado no ar desde seu primeiro episódio já que crianças também podem assistir, a faixa etária permanece nos 14 anos. Com certeza a escolha não poderia ter sido melhor já que muitos assuntos ali tratados já são do conhecimento de muitos mirins. E isso não é uma escolha da sociedade e muito menos dos diretores do programa. O mundo já está nesse estágio de que um garoto de 12 anos já tem conhecimento precoce de assuntos que sua geração anterior, na mesma idade, não tinha. A infeliz realidade de garotas de 11 anos cuidando de seus bebês já pipocam em diversos grandes polos, assim não deixando muitas escolhas a não ser continuar instruindo as novas gerações.
E já que informação nunca é demais a nenhuma idade, a agilidade, a boa edição e as ágeis sacadas estão marcando esse novo período, sempre deixando um desejo de querer mais a cada final de bloco. E como em qualquer relacionamento, sempre deve-se apostar nas melhores escolhas e deixar de lado o que não funciona, Amor & Sexo continua trazendo seus telespectadores para debaixo do edredon e mantendo sua intimidade cada vez mais aberta. 

Nenhum comentário: