O papel da pesquisa da opinião para o Jornalismo
A pesquisa de opinião ou o estudo da opinião é um levantamento estatístico de uma amostra da opinião pública. Ela geralmente é feita para representar e exemplificar o ponto de vista de um determinado grupo de pessoas. Para isso, uma série de perguntas são feitas a um número específico de cidadãos e, dessa forma, obtém-se amostras para análise e conclusão do estudo.
Esse tipo de pesquisa é fundamental para qualquer investimento e, principalmente, para os meios de comunicação e o mercado. Sem uma amostragem do que o público acha de seu veículo ou do seu produto, não há como saber o que os receptores estão pensando sobre o que está sendo vendido. No jornalismo, esses produtos podem variar de meios impressos, documentários, programas de televisão até propagandas políticas.
O jornalista em si pesquisa e escreve para um certo público, um receptor alvo. A partir do momento que vai a campo, pergunta ao seu público o que precisa saber, leva isso ao seu meio de comunicação e usufrui das informações que coletou, dificilmente não saberá se realmente está atingindo seus objetivos. Dessa forma, fica muito mais fácil perceber onde pode melhorar, o que deve ser mudado e o que o seu público espera receber.
Com a pesquisa, o jornalista percebe onde estão as falhas, quais os pontos que não estão sendo aceitos pelo público, recebe algumas sugestões de mudanças e melhorias e acaba tendo uma vantagem em cima dos que nunca perguntam aos seus receptores o que gostariam de receber.
Portanto, a pesquisa da opinião pública sempre será um investimento e não um custo desnecessário como muitas empresas acreditam ser. Com um estudo de opinião, a margem de erro e gastos desnecessários com tentativas rejeitadas cai muito. O jornalista consegue chegar no seu público alvo, retirar a informação necessária tanto para a mudança, reposicionamento ou criação de um produto, e lançá-lo no mercado com uma certeza mais concreta de aceitação pela sociedade.
Além do mais, essa pesquisa de opinião dá ao jornalista o poder de, ao detectar qualquer problema com seu produto, se aproximar do seu público alvo e receber diretamente as opiniões, reclamações, sugestões e informações essenciais para as mudanças necessárias.
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