quinta-feira, 25 de março de 2010

"Modern Times"













Estados Unidos, 1936
Direção e Roteiro de Charlie Chaplin
Elenco
Charlie Chaplin
Paulette Goddard
Henry Berman
Stanley Sandford
Chester Conklin





Uma história da indústria, da empresa individual - uma cruzada da humanidade em busca da felicidade.”


Estrelado pelo cineasta britânico Charlie Chaplin, Modern Times é um filme que relata a vida de um homem tentando sobreviver à vida moderna e industrializada.
O filme inicia com Carlitos (Chaplin), trabalhador de uma fábrica que tem uma crise por trabalhar de forma escrava sem ter nem o tempo devido de descanso. Ele é levado para um hospício e quando retorna, a fábrica foi fechada. 
Sem querer, Carlitos se envolve em uma manifestação e é acusado de ser o líder da passeata. Ao ser levado para prisão, descobre que tem tudo o que precisa para sobreviver sem ter que sair da cadeia, porém ele é libertado por bom comportamento.   
Enquanto isso, uma moça (Paulette Goddard), orfã de mãe, irmã de duas meninas pequenas e filha de um pai desempregado, é obrigada a fazer pequenos furtos para ajudar a família. Após a morte de seu pai em uma manifestação, agentes do governo  decidem colocá-la junto de suas irmãs para a adoção, mas a garota foge.
Em um de seus roubos a jovem é pega, mas Carlitos vê o ocorrido e decide entregar-se em seu lugar, pois faria de tudo para voltar ao conforto de sua ex cela.  Porém, a tentativa falha pois uma mulher presenciou o ato da jovem e desmente fazendo com que tanto Carlitos quanto a moça sejam presos. No caminho à cadeia, os dois conseguem fugir e em uma conversa em frente a uma casa decidem que ele irá trabalhar, ter dinheiro, comprar uma casa e a jovem cuidará de tudo para ele.  
Mais tarde, o homem consegue emprego em outra fábrica, mas os operários logo entram em greve e ele envolve-se em mais outra confusão ao atingir sem querer um policial com um pedra. A jovem consegue um trabalho como dançarina em um salão de música e ao ver que seu amigo está desempregado novamente, ela o convida e convence seu chefe a contratar Carlitos afirmando que ele faz um pouco de tudo.  
Quando eles começam a se dar bem no salão, os agentes do governo reaparecem e dizem estar procurando a jovem que fugiu. Eles fogem mais uma vez e seguem por uma estrada sem rumo,  procurando sempre uma maneira de sobreviver no mundo tão diferente ao que estavam acostumados. 
    Assim, o último filme mudo de Charlie Chaplin nos mostra como foi difícil para os trabalhadores das zonas urbanas dos Estados Unidos depois da crise de 1929 quando a depressão afetou toda a sociedade causando a grande parte da população o desemprego e a fome.
A primeira parte do filme trata do capitalismo e como ele afetou a vida dos trabalhadores já que eles foram obrigados a se adequar às novas técnicas sem poder expressar sua opinião, os donos dos meios de produção exploravam essa mão de obra fazendo-os trabalhar cada vez mais por um salário cada vez menor para, assim, aumentar a produtividade e o lucro de suas empresas. A luta per melhores salários e cargas horárias menores foram constantes nos tempos da Revolução Industrial e isso é bem marcado no filme.
Na segunda parte, as dificuldades financeiras das classes mais desprovidas de recursos e como a burguesia explora o proletariado é bem acentuada. E mesmo com todas essas dificuldades, os protagonistas mostram que não desistiram tão fácil de se dar ao direito de viver e não só trabalhar. 
Mesmo fracassando nos EUA, proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini por ser acusado de ser “socialista”, Tempos Modernos hoje é um clássico na História não só do cinema mudo, mas também da história do capitalismo.
Visando o conceito da capacidade tecnológica, está bem perceptível no filme o quanto eles tinha sede por inovações para que os trabalhadores produzissem cada vez mais em menor tempo. Isso se materializa quando é criado um aparelho que “facilita” a alimentação dos operários, mas que causou mais problemas do que soluções ao quererem criar uma máquina que aumentasse a rapidez da refeição, diminuísse o tempo de almoço para que os operários voltassem mais rápido à produção.
E é por essas e outras que podemos comparar nossa realidade com o filme. Os problemas nele tratados, como os modos de produção capitalista, a ambição dos burgueses e as condições dos trabalhadores ainda se manifestam atualmente. No Brasil ainda existe o trabalho escravo - mesmo que escondido, há empresas nas quais os superiores exploram o lucro retirado dos trabalhadores, o surgimento dos subempregos e há também o grande problema do salário baixo que mesmo que tenha tido aumento nesses últimos anos, ele não supre as necessidades do mercado atual já que ele avança a cada mês. 



Nenhum comentário: