quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Assombrações dos estudantes *

As assombrações dos universitários em fase de término de curso têm seus próprios Caça Fantasmas?






Por Fernanda Machado





Chegou a hora mais temida dos estudantes dos cursos superiores. Uma simples sigla que atormenta o sono dos alunos e toma conta de horas e horas do dia e da noite. Os graduados morrem de medo e os professores adoram. O famoso Trabalho de Conclusão de Curso desperta a adrenalina de qualquer futuro formando.





O TCC é um tipo de trabalho acadêmico utilizado no ensino superior como forma de realizar uma avaliação final dos estudantes. Em caso de reprovação, o aluno fica impedido de receber o diploma e, consequentemente, de excercer a respectiva profissão.
Durante todo o curso, os alunos são preparados com trabalhos menores e recebem conhecimento de um vasto campo de pesquisa para iniciarem projetos para seus futuros trabalhos finais.

Nessa matéria, o curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda será enfatizado, pois na semana do dia 16 desse mês os alunos do último ano do Centro Universitário FIEO apresentaram seus TCCs à uma platéia lotada e uma banca de professores ansiosos para verem o fruto de seu ensino. Mas isso aconteceu apenas na última semana do curso. Tudo tem início bem antes, na hora mais crítica das decisões. A hora de escolher o tema.
O curso de Publicidade não tem muitas alternativas ao escolherem o cliente, já que os alunos mandam suas propostas para mais de 50 empresas e as que responderem serão avaliadas para se tornar cliente da agência. Porém, o trabalho não termina aí, pois eles têm que decidir o que enfatizarão; o que será relevante para adiquirirem nova clientela; como administrarão a verba que a empresa disponibilizará...

Nos primeiros semestres do curso não há muito o que se fazer, já que é necessário um certo amadurecimento de ideias e o conhe-cimento de algumas diciplinas específicas pa-ra o bom andamento do projeto. Entretanto, o que é necessário pensar é no nome da agência. Ele pode ser pensado com todos os integrantes juntos...
Nós escolhemos o nome ‘Dê asas à sua imaginação’ mas um dos nossos professores nos alertou que poderia parecer com ‘Redbull te dá asas’, então pegamos as iniciais e formou Daasi” (Robson Godoy – Agência Daasi)
...ou, às vezes, pode surgir nos momentos mais inusitados.
Eu fui imprimir o material do trabalho e a pessoa da xerox perguntou: ‘é frente verso?’ E eu respondi: ‘ou verso frente.. é vice versa!’ e na hora deu aquele estalo e corri pra falar pro pessoal!” (Fabiana Pólla – Agência ViceVersa)

Depois da escolha do nome da agência e seu logotipo como: ViceVersa – Comunicação 360º, é preciso escolher seu cliente.
Escolhemos primeiro a Elma Chips, mas eles não ajudaram na hora de fornecer informações sobre os faturamentos, então ficamos com a BIC que foi muito mais disponível e acessível” (Robson Godoy - Agência Daasi)
E é por aí que todos os grupos começaram a centralizar as ideias de seus TCCs. Não depende só de quem responde à proposta, mas também se estão disponíveis a fornecer dados que, muitas vezes, são sigilosos. Cada grupo teve que desenvolver suas próprias estratégias para conseguir o apoio dos seus clientes:
Começamos a mandar brindes pro pessoal da Dzarm., mostrar a seriedade do nosso trabalho. Só assim eles relaxaram e começaram a cooperar” (Victor Negov - Agência Contraste)
Depois de ter sua agência e seu cliente chega a hora que, para muitos, pode ser a mais crucial. Decidir que produto vão vender e por que vão fazer propaganda dele.
O grande problema é pra fechar a ideia central. Tipo, qual vai ser o Plus da ideia? O que vai acontecer? Depois que você fechou a linha visual aí o resto vai!” (Victor Negov – Agência Contraste.)
“..depois de escolher o prazer como forma de chegar no público alvo, tivemos que desenvolver o Bringstore. Ter várias ideias, tudo que remeta a mulher, chocolate e prazer, mas a gente não podia usar prazer sexual, só o de comer chocolate da Cacau Show. Aí vem trocentas de milhares de ideias. Umas boas e outras horríveis, mas têm que ser estudadas. (...) Você vai se envolvendo com a campanha e vai surgindo as ideias. Em publicidade, não existe ter a ideia central e final logo de cara.” (José Gonçalves – Agência Ativa)

1. Agência Daasi Cliente: BICProduto: Linha de barbeadores
2. Banner da
Agência ContrasteCliente: Dzarm.Produto: Roupas
3. Agência Contraste na
apresentação
4. Estande da Agência ViveVersaCliente: CoralProduto: Tintas



Mas para acalmar os futuros formandos, alguns professores deram dicas sobre os preparativos desse dia tão temido. Então confira as sugestões e se prepare para o primeiro passo no mercado.
Para os professores do Centro Universi-tário FIEO Carla Risso, Sonia Lanza e Maazo, os melhores semestres para começar a escolher o tema do seu trabalho são entre o 4º e o 6º se o seu curso for de 4 anos. Nesse período o aluno já possui a maturidade necessária para trabalhar o tema e desse modo, previnir muitos imprevistos e preocupações desnecessárias.







5- Agência ViceVersa
Cliente: Coral
Produto: Tintas
6- Agência Plug-se
Cliente: Parque de Diversões Playcenter
Dragon sorteando ingressos
7- Professores na
banca


“Por volta do 6° semestre porque antes o aluno é muito novinho. Ele ainda não teve contato com todas as técnicas. Antes disso ele não teve experiência de tudo.” (Professora Carla Risso)
Corra atrás de empresas que estejam dispostas a fornecerem informações e verbas,
criar uma afinidade com o cliente – no caso de Publicidade e Propaganda – ou com o tema escolhido. Quando os estudantes adquirem essas ferramentas, o trabalho flui com muito mais facilidade e eles não perdem a paixão pelo projeto.
Escolha algum tema que seja viável. Não queira fazer um projeto sobre a África se não tem meios de ir até lá e pesquisar. Procure um tema na área com a qual se identifique. O aluno tem que, literalmente, apaixonar-se pelo seu projeto, pela sua campanha. Com isso, nada vai impedí-lo de buscar o que for preciso para complementar o projeto.
Quando o aluno se apaixona pelo tema, o trabalho sai melhor, ele defende, argumenta melhor.” (Professora Sonia Lanza)
É necessário ter flexibilidade e capacidade de mudar de caminho, porque nem sempre o que o aluno acha que é importante, é de fato. Assim, a facilidade será bem maior se os universitários forem maleáveis na hora de grandes mudanças.
Sempre discutir com os colegas de grupo os diferentes pontos de vista. Deixá-los a par de todas as mudanças, planos, e simples alterações. Vocês já vão passar muito tempo juntos. Não queira perder tempo com discus-sões.
“Tem que fazer como eu faço com os meus. Fazer um Bringstore. Se reunir. Cada um dá uma escolha, discutir os temas até achar um que fique interessante e começar esse processo de desenvolvê-lo” (Professor Maazo)
Mesmo com as dicas dos professores, os alunos da Agência ViceVersa também expressaram suas sugestões. E essas vêm de quem tinha acabado de passar pela experiência e de encarar a banca de professores.



Tudo que é preciso nos anos de preparação do TCC:

* Dedicação;
* Correr atrás do que quer;
* Determinação;
* Não deixar as dificuldades atrapalharem;
* Estabelecer um objetivo e ir com ele até o final;
* A melhor aula é o TCC. Assistir sempre às semanas dos trabalhos. Lá você aprende coisas que não são ditas em classe;
* Escolher o melhor TCC que já assistiu, e colocá-lo como meta e tentar superá-lo;
* Todas as noites em claro pagam a frase dita por toda a banca: Você está pronto para o mercado!


E agora algumas dicas de tudo que é preciso na hora da apresentação, já que tudo pode ir por água abaixo se os representantes não estiverem suficientemente preparados.

* Estudar muito durante todos os semestres de preparação do trabalho;
* Ler sempre que possível o que já foi escrito;
* Tirar todas as dúvidas com os professores orientadores;
* Não deixar as tarefas se acumularem, ainda mais para o último semestre no qual terá que se dedicar 100% ao seu projeto;
* Pedir opinião de outras pessoas sobre o claro entendimento do texto;
* Não deixar para estudar a apresentação na última sema-na. Na avaliação da banca, se souber responder a maioria das perguntas, ganhará muitos pontos positivos.



Quebrou a cabeça, escolheu o tema, correu literalmente atrás de professores, fez o projeto, seus familiares acharam que você tinha virado um zumbi por não saber mais o que era uma noite de sono, gastou o dinheiro que tinha e o que não tinha, entregou tudo correto, quase perdeu o coração que queria pular pela boca, apresentou, levou algumas broncas da banca, mas foi elogiado com muito louvor, chorou, gritou e disse a todos os professores que você os amava?
Parabéns! Você acaba de passar pelo maior pesadelo dos universitários. Descobriu os fantasmas que te assombravam, enfrentou-os e está pronto para ingressar no mercado de trabalho! E agora começa outra etapa da vida, na qual já tem tudo em mãos e depende de você fazer acontecer.

4 comentários:

Viceversana Rak disse...

Oi Fê, sou Raqueline da Viceversa e ficou muuuuito legal a matéria! Inclusive você tem as fotinhas que você utilizou do nosso stand e da apresentação pra me passar?

bjs e super obrigada e sucesso na sua carreira.

Viceversana Rak disse...

p.s.: se tiver as fotos me mande via email: raquelinel@hotmail.com

tks :)

tomandonota disse...

Ficou muito bom amiga , adorei...
Coloquei o meu texto do Ronaldo no meu blog e tem dedicatória para você !!!! beijao

Viceversana Naty's disse...

Oiiii Fê!
Sou A Natália da agência Viceversa! Show a matéria...
Vamos divulgar o seu blog lá no Viceversanos Insanos, é muito bacana para galera de PP poder pegar essas dicas e aproveitar o máximo esse momento tão especial que é o período de faculdade.... Vamos manter essa parceria bacana, ok?!
Sucesso!

Bjus