sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ecologicamente sensacional

O arquiteto David Hertz 
    David Hertz Architects Inc é um escritório de Design americano fundado em 1983 e é voltado para a Arquitetura Ambiental. Eles concentram-se na concepção e construção de edifícios residenciais e comerciais ecologicamente corretos. O trabalho vai desde design do produto, design mobiliário, escultura pública, consultoria ambiental e até pesquisas sobre desenvolvimento de produtos de construção eficientes nos recursos ecológicos. 
    A empresa tem uma experiência particular na prática e na incorporação de recursos sustentáveis e princípios de design eficientes em cada obra construída. A arquitetura é frequentemente reconhecida pela incorporação de ventilação e luz natural, e energia solar passiva.
    Ao mesmo tempo, tem um interesse exclusivo na utilização de materiais inovadores e incomuns para criar composições harmoniosas de textura e formas. Além disso, um fator determinante na concepção de cada projeto é prezar por uma forte ligação com o exterior, proporcionando conforto e energia em espaços eficientes.
    Um de seus últimos projetos foi a transformação de um Boing 747 em uma casa ecologicamente correta nas montanhas da Califórnia. As asas do avião foram usadas como telhado, por exemplo.  



   O território utilizado para a construção da casa é de um total de 55 hectares nas remotas colinas de Malibu no qual foi tomado pelo fogo em 1995. Os arquitetos responsáveis pelo projeto disseram ter ficado maravilhados com a vista. 
   O cliente, uma mulher co-proprietária de uma revendedora de carros Mercedes, solicitou formas curvilíneas/femininas para a construção. O projeto do edifício foi concebido com um teto flutuante em curvas. Logo se tornou aparente, que na verdade, uma asa de avião em si poderia funcionar. Ao pesquisarem sobre asas de aviões e sobreposições diferentes, a asa de um Boing 747 encaixou-se perfeitamente ao desejo e a necessidade de proporcionar um teto auto-sustentável, com estruturas de apoio adicional mínimo necessário.
    Ao pesquisarem preços de asas e partes específicas de aviões para a realização do pedido, os arquitetos perceberam que sairia muito mais em conta adquirir um Boing inteiro e utilizar ao máximo suas peças.


    Assim, a Wing House foi construída e hoje representa a maior conquista industrial da história moderna. É também um avanço das tecnologias de estruturas e engenharia, já que foram utilizadas quase todas as partes da aeronave de maneira engenhosa e eficiente. A reciclagem das 4,5 milhões de peças é vista pelas grandes empresas como um exemplo extremo de reutilização sustentável. 

   
Para saber mais sobre a empresa e seus trabalhos, acesse o site: http://www.studioea.com/

Nenhum comentário: