domingo, 31 de julho de 2011

Garrafa de papel reciclado e Notebook à energia solar


Andrea Ponti nasceu em Cagliari, Itália, em 1985. Se graduou em Design Industrial na Politécnica de Milão em 2007. Atualmente, trabalha em Kyoto como Designer Industrial com ênfase em projetos internacionais na Itália e Japão. 

Neste ano, ele criou a garrafa de água Life. Sua embalagem é feita de papel reciclado projetada para a Expo Milão 2015. Com a criação, Andrea afirmou: “Apesar das iniciativas de reciclagem, ainda há toneladas de garrafas de plástico que estão sendo jogadas em aterros sanitários. A Life é um produto concebido para dissuadir as pessoas de usar garrafas de plástico por uma de uso fácil de ser recarregada e reciclada novamente.” 

A Life, além de ser feita de papel reciclado e não usar qualquer tinta química ou adesivos, o cordão verde é feito de algodão natural.




Outra criação de Andrea neste ano  de 2011 foi o "Luce", que em italiano significa luz.  


Luce é um PC portátil completamente sem fios. É fabricado com policarbonato transparente e alimentado por dois painéis solares capazes de alimentar o laptop de forma contínua. Um está localizado na parte traseira do monitor e outro debaixo do teclado transparente, para permitir que os painéis sejam recarregados mesmo quando o usuário digita e navega na web. 
Andrea afirmou que os recentes acontecimentos como o terremoto no Japão (11 de março de 2011) e a crise nuclear são um alerta para os designers de produto para fazer uso de energia renovável. "Desta forma, mesmo quando ocorre uma catástrofe, as pessoas ainda serão capazes de se comunicar, havendo eletricidade ou não."
Essa criação já conquistou o Prêmio Fujitsu de Design 2011.




quinta-feira, 21 de julho de 2011

E a magia chega ao fim


"Drawing Hands" (1948)
    Duas horas e meia em pé, numa fila consideravelmente grande com a companhia de um frio camuflado pelo sol foi o que muita gente enfrentou neste domingo, 17 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil na Sé em São Paulo. O centro da cidade paulistana foi tomado pelas mais diferentes tribos, idades e gostos para participarem do último dia da mostra “O Mundo Mágico de Escher”. A exposição entrou em cartaz dia 19 de abril de 2011 trazendo parte de um raro acervo de mais de 400 obras do Museu Haags Gemeente que abriga o Museu Escher na cidade de Den Haag, na Holanda.
    O artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898 – 1972) ficou conhecido pela arte que explorava efeitos óticos e de espelhamento. 95 de suas obras foram trazidas para o Brasil, incluindo gravuras originais, desenhos, rascunhos e os trabalhos mais conhecidos do artista como o “Drawing Hands”.
    O curador da exposição, Pieter Tjabbes, foi até o museu na Holanda para selecionar os trabalhos mais significativos seguindo uma ordem cronológica que vai desde 1919 a 1960. Pieter afirma que essa foi uma oportunidade única para os brasileiros conhecerem as obras originais desse artista gráfico já que elas não poderão ser emprestadas de novo para qualquer outra exposição por quatro anos. “Pela regra internacional, quando obras ficam expostas durante muito tempo, sofrem incidências de luz e podem perder intensidade de cores e por isso devem ser preservadas com maior cuidado nos anos seguintes”, explica.

Sky and Water
    Os visitantes da mostra passaram por experiências interativas para tentar entender cada obra trabalhada com os mais diferentes tipos de ilusão de ótica. Em uma sala, os visitantes olhavam por uma janela de vidro de uma casa na qual vê todos os objetos em ordem, mas ao olhar pela janela ao lado da primeira, se depara com tudo flutuando. O filme em 3D foi uma das sessões que mais chamou a atenção já que proporcionava ao público uma viagem incrível por dentro das obras. No primeiro andar, os visitantes que ainda estavam na fila, podiam assistir as outras entrando dentro de uma caixa que dava a impressão de que a pessoa que ficava do lado direito era extremamente grande e a que ficava do lado esquerdo era minúscula, e vice-versa. Nos corredores, algumas obras foram expostas em 3D e ao passar por elas, tinham a sensação de que as imagens se mexiam. Algumas telas sensíveis ao toque foram espalhadas pelos quatro andares nas quais o público podia clicar nas obras e brincar com os detalhes. Além dessas, grandes imagens foram expostas nas paredes para que ao mesmo tempo fossem vistas de longe para entender o desenho, e de perto para ver os mínimos traços e as mudanças de uma obra para a outra.
    O curador Pieter afirmou que era justamente esse o objetivo do artista com seu trabalho. Ao criar construções impossíveis, preenchimentos regulares do plano, explorações do infinito e a metamorfose das figuras, queria que as pessoas parassem realmente para contemplar a obra e se questionasse: Será que é isso mesmo que estou vendo? E tentar, em vão, procurar por uma explicação cabível. 
    Os que aguardavam na fila esperavam ao som de um DJ que tocou diversas músicas nos mais diferentes ritmos. Um saxofonista os visitavam de vez em quando para animar os visitantes. Portanto, atrações não faltaram desde a saída da Av. Consolação com vans particulares do evento guiadas por motoristas muito bem humorados deixando as pessoas na porta do Centro Cultural, até a saída do local depois de conhecer outros interessados no mesmo assunto dispostos a refletir sobre o trabalho visto. E como diria o engraxate, nova sensação do Youtube: “Quem gosta, gosta, quem não gosta, curte.”



sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ecologicamente sensacional

O arquiteto David Hertz 
    David Hertz Architects Inc é um escritório de Design americano fundado em 1983 e é voltado para a Arquitetura Ambiental. Eles concentram-se na concepção e construção de edifícios residenciais e comerciais ecologicamente corretos. O trabalho vai desde design do produto, design mobiliário, escultura pública, consultoria ambiental e até pesquisas sobre desenvolvimento de produtos de construção eficientes nos recursos ecológicos. 
    A empresa tem uma experiência particular na prática e na incorporação de recursos sustentáveis e princípios de design eficientes em cada obra construída. A arquitetura é frequentemente reconhecida pela incorporação de ventilação e luz natural, e energia solar passiva.
    Ao mesmo tempo, tem um interesse exclusivo na utilização de materiais inovadores e incomuns para criar composições harmoniosas de textura e formas. Além disso, um fator determinante na concepção de cada projeto é prezar por uma forte ligação com o exterior, proporcionando conforto e energia em espaços eficientes.
    Um de seus últimos projetos foi a transformação de um Boing 747 em uma casa ecologicamente correta nas montanhas da Califórnia. As asas do avião foram usadas como telhado, por exemplo.  



   O território utilizado para a construção da casa é de um total de 55 hectares nas remotas colinas de Malibu no qual foi tomado pelo fogo em 1995. Os arquitetos responsáveis pelo projeto disseram ter ficado maravilhados com a vista. 
   O cliente, uma mulher co-proprietária de uma revendedora de carros Mercedes, solicitou formas curvilíneas/femininas para a construção. O projeto do edifício foi concebido com um teto flutuante em curvas. Logo se tornou aparente, que na verdade, uma asa de avião em si poderia funcionar. Ao pesquisarem sobre asas de aviões e sobreposições diferentes, a asa de um Boing 747 encaixou-se perfeitamente ao desejo e a necessidade de proporcionar um teto auto-sustentável, com estruturas de apoio adicional mínimo necessário.
    Ao pesquisarem preços de asas e partes específicas de aviões para a realização do pedido, os arquitetos perceberam que sairia muito mais em conta adquirir um Boing inteiro e utilizar ao máximo suas peças.


    Assim, a Wing House foi construída e hoje representa a maior conquista industrial da história moderna. É também um avanço das tecnologias de estruturas e engenharia, já que foram utilizadas quase todas as partes da aeronave de maneira engenhosa e eficiente. A reciclagem das 4,5 milhões de peças é vista pelas grandes empresas como um exemplo extremo de reutilização sustentável. 

   
Para saber mais sobre a empresa e seus trabalhos, acesse o site: http://www.studioea.com/

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cntrl C + Cntrl V

    Mais uma vez, vou falar dessa febrezinha das Redes Sociais. Mas agora sobre uma parte até que engraçada. Estava reparando essa última semana como surgem "modinhas" momentâneas.
    Quando eu me cadastrei no Facebook, a onda era a tal da Fazendinha ou FarmVille. Se não corrêssemos para casa para colher os morangos em quatro horas, pronto! Perdíamos toda a colheita. Ai que tristeza. Um tempinho depois, foi a vez dos aplicativos e quiz infinitos. Descubra a sua personalidade segundo Sara Jessica Parker. Esse eu fiz!
    Não demorou muito para criarem o jogo das perguntas. Quantos lugares você já visitou do Brasil? Qual é a melhor marca de chuteira na Bolívia? Quantos desses itens você usava até os seus 15 anos?? Confesso que respondi algumas boas perguntas desse tipo. E agora, o que parece estar tomando conta dos murais dos conectados são as frases dedicadas a alguém, a algum grupo de pessoas ou para repercutir algum movimento.
    Muitas são bem interessantes, outras engraçadas e algumas sem noção. Mas vou postar as que vi em mais murais nesses últimos dias.

* CAMPANHA: Se você cresceu comendo comida caseira, andava de bicicleta sem capacete, sua casa não era à prova de crianças, tinha uma TV com 5 canais e tinha que levantar para mudar ou para mexer na antena, bebia água de torneira, brincava na rua, subia em árvore, sofria esse tal de bullying na escola e era NORMAL, apanhava da sua mae quando fazia merda, cole isto em seu mural para mostrar que sobreviveu! EU SOBREVIVI
* Vai transar? O governo dá camisinha. Já transou? O governo dá a pílula do dia seguinte. Teve filho? O governo dá o Bolsa Família. RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI PRESO? O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO. Todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa de R$862,11 "por filho". Agora experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece! Se vc é brasileiro e tem vergonha do que acontece, passe adiante !
* Atualmente, 95% dos jovens ingerem álcool. Se você faz parte dos 5% que não bebem copie e cole no seu mural.
* Hoje em dia 98% dos homens não prestam. Se você faz parte dos 2% que prestam, cole isto no seu mural
* No futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes. Na educação é o 85º e ninguém reclama..." EU APOIO ESTA TROCA! TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES! O salário de 344 professores que ensinam é = ao de 1 parlamentar que rouba! Recorte e cole no seu mural, se vc tb apoia esta troca!!
* Hoje mais do que nunca quero a Cura do Câncer!! Tenho um motivo pessoal para pedir a todos para que coloquem essa mensagem em seu status por uma 1h. Sei quem vai colocar! Pense em alguém que vc ame que teve câncer ou está lutando agora mesmo. Meu desejo é que em 2011 a cura seja encontrada. Há muitos que podemos mencionar que lutaram e que estão lutando. Espero ver isso no status de todos os meus amigos!
* Sexo virou brincadeira, abraço é desculpa pra se aproveitar. Beijar na boca virou disputa. Alianças vão parar no bolso. Namoro é brega. Amor é perda de tempo. É, cada vez mais o ser humano se perde em coisas tão simples, e transformam o que deveria ser puro e bonito, em algo sujo, feio, sem graça e sem valor algum. Se você ainda acredita no Amor, cole isso no seu mural.
* Dizem que amigos verdadeiros podem passar longos períodos sem se falar e jamais questionar essa amizade. Quando eles se encontram, independente do tempo e da distancia, parecem que se viram ontem, e nunca guardam mágoas/rancor. Entendem que a vida é corrida, mas que você os amará PARA SEMPRE. Se você tiver pelo menos um amigo assim copie isto e cole no seu mural. Eles saberão quem são!
* 3 anos: "Mamãe, te amo."  
11 anos: "Mãe, não enche."  
16 anos: "Minha mãe é tão irritante."  
18 anos: "Eu quero sair de casa."  
25 anos: "Mãe, você tinha razão."  
30 anos: "Eu quero voltar pra casa da minha mãe."  
50 anos: "Eu não quero perder a minha mãe."  
70 anos: "Eu abriria mão de TUDO pra ter minha mãe aqui comigo." Coloque isso no seu mural se você admira e ama a sua mãe!
* Infelizmente, 97% dos usuários do Facebook não vão postar isso. Quando Jesus morreu na cruz, Ele estava pensando em você. Se você é um dos 3% que vai se levantar para Ele, só poste isso.
* Hoje em dia 99% dos homens não prestam. Se você faz parte das mulheres que nunca encontrou os outros 1%, cole isso no seu mural!
* Seu irmão é seu primeiro amigo na vida. Ninguém nunca vai entender a sua família como seu irmão. Mesmo se você não se reunir ou falar tanto como gostaria, ele vai estar sempre lá para você. Seu irmão vai segurar sua mão por um tempo, mas irá manter o seu coração para uma vida. Publique isso se você tiver um irmão ou irmã que você ama com todo seu coração! 
  
    Claro que há muitas outras espalhadas pelos mais diversos murais, mas o que estou achando estanho é quantas pessoas falam essas coisas em voz alta? Quantas pessoas que publicam isso chegam na sua mãe e diz: Mamãe, te amo mais que tudo! Ou vai até Brasília para reclamar dos professores? Ou até se ajoelha pelo menos um dia e agradece com o coração a Jesus por mais um dia?
    Tudo bem, é legal publicar essas mensagens. Acaba conscientizando muita gente sobre vários assuntos que podem estar fora do seu conhecimento. Mas e aí? Em menos de um dia, outra publicação será postada e a anterior será esquecida.
    Mas como todos os lados têm que ser mostrados, vou lembrar ou apresentar aos que não sabem um movimento bem interessante, que antes de acontecer repercutiu bastante nas redes sociais. Foi no dia 18 de Junho de 2011 que o Brasil todo marchou pela Liberdade. O movimento foi organizado essencialmente pela internet no qual reuniu brasileiros de mais de 40 cidades defendendo as mais distintas causas e pensamentos.
    Uma pequena parte da descrição publicada pelos participantes: "Estamos diante de um momento histórico global. Com a Internet, temos chance real de conquistar a liberdade: de credo, de assembléia, de posições políticas, de orientação sexual, de ir e vir. De resistir. Nossa liberdade é contra a ordem enquanto a ordem for contra a liberdade. O povo está despertando. Você tem poder! Nossa maior arma é a conscientização. Defenda a sua causa. Faça um vídeo, divulgue nas suas redes sociais, arme sua intervenção, converse em casa, no almoço do trabalho, no intervalo da escola. Compartilhe suas propostas nas paredes, no seu blog, no seu mural. Reúna-se localmente, convoque seus amigos, erga suas bandeiras, vá às ruas e lute pelas suas causas. Essa é a revolução 2.0. E ela está apenas começando. Vamos juntos construir o mundo que queremos!"



    E é essa diferença que acredito que deve ser buscada. Se você defende uma causa, realmente defenda. Se você quer mudar algo, vá e mude. Não espere alguém publicar algo para você simplesmente curtir, compartilhar e esquecer depois. Repassar informações é fundamental. Mas fazer com que os outros entendam o seu ponto de vista, o por que você acredita que aquilo é certo e qual o real motivo que você queira que outros entendam e se juntem a você, é ainda mais essencial. 
    Defenda o que você acredita. Você vai se surpreender com quantas pessoas tem a mesma opinião, mas ninguém sabe.