quarta-feira, 1 de junho de 2011

PUBLICITÁRIO E HUMORISTA ATRAI ALUNOS E LOTA ANFITEATRO DA FIEO

Por Fernanda Fioravanti Machado
Por mais um semestre, o Centro Universitário Fieo trouxe a Semana da Comunicação - Design Digital, Jornalismo e Publicidade. Durante os dias 09 e 13 de Maio, além do Workshop Character Design (design de personagens) com o designer Marcio Araújo Ferreira e da Oficina do software Flash com a professora Thaís Lari, os estudantes e interessados participaram e lotaram os anfiteatros quando o assunto foi as diversas palestras sobre diferentes temas. Dentre elas com os professores Ronaldo Arnoni e Helena Rugai Bastos, o jornalista e diretor Sérgio Gwercman do Depto. Comercial da Revista Superinteressante - Editora Abril, o Designer Markito Castanha, e também com o Diretor de Criação da África Publicidade, José Luiz Martins. 

Mais conhecido como Zé Luiz, o redator e atual Diretor de Criação da Agência de Publicidade África de 37 anos marcou presença pela segunda vez na Semana da Comunicação no UniFieo na quinta-feira, 12 de Maio. Zé contou um pouco de sua história e suas realizações na vida acadêmica, profissional e pessoal. Aos 21 anos, cursou Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista em São Paulo e está há 14 anos no ramo publicitário. Trabalha na África Publicidade há dois anos, mas foi funcionário de outras grandes Agências como a NeogamaBBH, AlmapBBDO e Young & Rubican. 
Ao se entregar à essa profissão, sua vida de redator não foi deixada completamente de lado. Participou do livro “35 Segredos para Chegar a Lugar Nenhum” de Ivana Arruda Leite, ainda escreve para a Revista Mad da Editora Panini, e desde outubro de 2010 leciona a matéria de Stand-up Comedy na Miami Ad School ESPM.
Como humorista, Zé Luiz faz parte do elenco fixo do grupo de Stand-up “Comédia na Veia” e se apresenta toda terça-feira no Bar Piove, no Itaim Bibi em São Paulo. Além disso, já se apresentou como convidado em grupos como “Seleção do Humor”, “Divina Comédia”, “Las Vergonhas”, “Comédia Instantânea”, entre outros. Em abril de 2010, participou do quadro “Humor da Caneca” do Programa do Jô na Rede Globo. Devido ao grande sucesso, rapidamente foi chamado como entrevistado, em junho. Ao longo de sua carreira já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais como Leão em Cannes - o maior e mais importante prêmio da publicidade mundial -, One Show, Clio, Fiap e anuário do Clube de Criação de São Paulo. E foi através dessa jornada que o publicitário chamou a atenção e atiçou a curiosidade de todos que mostraram o contínuo interesse ao permanecer até o final da palestra e esperar até o momento das perguntas. 
Zé falou sobre os maiores e mais famosos cases que participou, como o da Pepsi Twist, sobre a dificuldade e tudo o que há por trás de uma propaganda ou de um grande case publicitário que o público e os receptores não percebem. Mas mesmo com as grandes informações que forneceu à plateia, não faltaram dúvidas e curiosidades.
Porém, até o momento em que as dúvidas as quais estavam sendo questionadas rodeavam a sua profissão e a sua carreira, o publicitário respondeu-as com muito interesse e chegou a dar dicas importantes aos futuros profissionais. Porém, quando algumas perguntas não muito pertinentes e que o tiraram da zona de conforto, Zé Luiz mostrou não ficar muito satisfeito e à vontade em responder. Como por exemplo, a pergunta feita por uma estudante de Jornalismo sobre o por que a carreira e, acima de tudo, o curso de Publicidade e Propaganda é ainda visto por muitas pessoas como uma opção para estudantes que não sabem ao certo o que querem na vida acadêmica.
Sua resposta foi direta e afirmou que “há a visão babaca do glamour da profissão e da ideia de que eu vou cuidar do negócio do meu pai. Então tem esse preconceito. Mas da mesma forma que têm milhares de pessoas que se formam em Publicidade que são muito responsáveis, há também milhares de jornalistas babacas.” 
Outra pergunta foi de mais uma estudante de Jornalismo que, ao pedir uma dica para os novos profissionais do ramo sobre questão da dificuldade de ser contratado em agências publicitárias, foi interpretada como se afirmasse que nelas só fossem contratados os que têm uma forte indicação. A resposta mais uma vez foi dada sem muitos rodeios afirmando que essa é outra “visão babaca”. 
José Luiz Martins encerrou sua palestra com mais algumas perguntas sobre o impacto das novas tecnologias no ramo publicitário, agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para os que estivessem interessados em mais esclarecimentos ou entrevistas particulares. 

Nenhum comentário: