sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O DESTINO NAS ESTRELAS?

É secular, uma arte, uma ciência e até uma paixão. O mundo astrológico continua crescendo espalhando suas vertentes pelo mundo mesmo ainda sendo alvo de incontáveis críticas.

Por Fernanda Fioravanti Machado

   Do grego astron, “astros”, “estrelas”, e logos, “estudo”, a Astrologia é uma ciência que estuda as posições dos corpos celestes e como isso reflete e fornece informações sobre a personalidade, as relações e outros assuntos mundanos.
   Os registros mais antigos afirmam que a astrologia surgiu no terceiro milênio a.C. tendo um importante papel na formação das culturas e seus rastros podem ser encontrados na Astronomia antiga, nos Vedas do hinduísmo e na Bíblia sendo sempre ligada à Astronomia. Porém, foi no tempo de Ptolomeu – conhecido como “cientista celeste” – que a separação começou a ser apontada, mas culminou-se no século XVIII com a remoção oficial da astrologia do meio universitário. Foi apenas dois séculos depois que algumas universidades retomaram-na como disciplina conhecida por “Astrologia Contemporânea” e tem como uma de suas principais ferramentas o Horóscopo que está presente em muitos veículos de informação tanto impresso quanto na web.
   A palavra horóscopo significa “escopo da hora” e era o nome do que hoje é conhecido como mapa astrológico. Hoje, a divulgação da Astrologia e do horóscopo é bastante complexa, já que são bastante conhecidos apenas no superficial e sendo apenas explorados a fundo por interessados e estudiosos do ramo tendo muita informação perdida causando mais dúvida na mente de leitores. Sendo assim, o ponto crucial é entender as diferentes vertentes dentro do mundo astrológico.
   De acordo com estudos, no exato momento em que um indivíduo nasce o céu está disposto de uma determinada maneira e isso influencia astrologicamente a vida dela. A “fotografia” do céu nesse instante é o que se chama de mapa astrológico e para ser interpretado leva-se em consideração um conjunto de fatores por ser algo personalizado e pessoal, jamais sendo capaz de copiá-lo para outra pessoa.
   Já no horóscopo é diferente. Neste caso, são doze signos que são “divididos” grosso modo em dois tipos: o solar e o ascendente. O solar caracteriza a essência e a personalidade de modo interno, já o ascendente mostra o comportamento, como um indivíduo se mostra ao mundo e como ele é visto por outras pessoas com um olhar mais concreto. Sendo assim, as previsões feitas para cada um deles são genéricas já que ao ser feita uma previsão para um determinado signo, o que será apontado são possíveis tendências para os que pertencem a ele.
   Entretanto, o horóscopo não deve ser lido como algo que realmente irá acontecer, pois não foi determinado exclusivamente para uma pessoa, mas também não significa que é totalmente sem fundamento. A partir dessa linha estreita, surge muita polêmica.
   Uma entrevista feita com um ex-funcionário da Editora Alto Astral, que preferiu não identificar-se, afirmou que, por definição, uma previsão não é verdadeira, pois é apenas uma previsão. Portanto, para ele, o horóscopo e previsões não são necessariamente reais, mas sim uma possível situação para o dia e/ou semana da pessoa sendo algo para refletir. Disse também que antes de trabalhar três anos na Editora, era completamente cético a qualquer assunto relacionado a previsões, numerologia, astrologia, etc. Mas depois de passar pela experiência, percebeu que existem coisas com muito fundamento como o mapa astral.
   Mesmo não tendo acesso ao processo propriamente dito de publicação das frases de previsões, afirmou que os editores têm sim alguns sistemas que os ajudam a montar o horóscopo do dia, mas são apenas algumas funções que automatizam a elaboração de algumas partes do texto. Portanto, não se pode dizer que é algo produzido apenas por um “programa de computador”.
   O ex-funcionário acrescenta que “o grande problema hoje em dia é a ignorância das pessoas em relação aos produtos que elas consomem”. Ele acredita que muita gente confunde as coisas quando lê uma revista, sendo de Astrologia e/ou Previsões ou revistas de Fofocas/Teen, ou até mesmo revistas de Saúde. “Há muitos que pensam que vão encontrar ali a solução de seus problemas, mas as revistas são mídias de entretenimento e/ou informativas que não devem ser encaradas como manuais e jamais devemos apoiar nossas decisões apenas no que lemos nelas”.
   No Brasil, são visitadas em 24 horas aproximadamente 32 mil páginas relacionadas ao horóscopo na internet e o que mais se vê é que ou acreditam porque algo que foi dito já aconteceu, ou não acreditam porque nada do que é previsto, de fato, acontece. Porém, a formada em Astrologia pela GAIA - Escola de Astrologia, Titi Vidal, costuma dizer que também não acredita, pois a astrologia e o horóscopo não são uma crença, mas sim uma ciência.
   A vice-presidente da CNA - Central Nacional de Astrologia e colunista do jornal O Legado e dos sites Clube do Tarô, Estrela Guia, Astrobrasil, Bolsa de Mulher, entre outros, atuou alguns anos como Advogada especialista em Direito da Família e das Sucessões pelo Centro de Extensão Universitária, mas trocou a leitura de processos pelas cartas e mapas astrais. Hoje faz pós-graduação em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.
   Desde adolescente, Titi fazia seu mapa astral anual, lia cartas e já estudava um pouco sobre o assunto. Na faculdade de Direito começou a fazer consultas para as amigas e quando se deu conta já tinha clientes até chegar ao ponto de não conseguir mais conciliar as duas paixões e decidiu seguir a que mais lhe parecia interessante.
   A astróloga diz que, ao contrário do que muitos pensam, esse ramo exige vocação como qualquer outra profissão. Para uma pessoa poder interpretar um mapa astral, é necessária uma formação de três a cinco anos que requer muito cálculo e técnica. Ela explica que o “mapa astral mostra a personalidade e todas as características de uma pessoa, incluindo sua família, sua vocação, seus medos, desafios, qualidades, talentos, relações, tipos de parceiros, etc. A vida e as circunstâncias que a pessoa vive vão moldando isso tudo, mas mesmo isso está no mapa mostrando até os períodos para cada acontecimento”. Dessa forma, ela mostra que essa vertente não é algo sem fundamento, mesmo havendo os que não dão a chance de conhecer, e na maioria das vezes por falta de informação. Os céticos são os que mais criticam e dizem não acreditar, porém Titi rebate sempre dizendo que Astrologia não é uma crença e sim uma técnica que é praticada há séculos e por quase todo o tempo como uma ciência que deu base à Astronomia, já que é baseada em observação e resultado.
   Porém, mesmo que já seja comprovado que a Astrologia, as previsões e o horóscopo exigem uma técnica específica, não há como impedir que pessoas se passem por astrólogos e publiquem suas próprias previsões em locais que um grande número de pessoas tem acesso. Dessa forma, há muitos anos, esse ramo vem sendo visto de uma forma negativa para os que não o conhecem. A partir daí, Titi está escrevendo sua monografia para Pós-Graduação enfatizando quando começou essa visão oposta da Astrologia e como informar melhor as pessoas através da mídia.
   Para ressaltar que não há limite quanto às pessoas que utilizam dessa ciência, ela cita Fernando Pessoa como um grande astrólogo e também a empresa Natura Cosméticos que, desde a contratação de funcionários até lançamento de produtos, são baseados na Astrologia. E ainda acrescenta que em seu consultório, vão desde executivos, psicólogos, jornalistas, donas de casa e publicitários até industriais e juízes.
   Titi não se vê longe do que faz e mesmo trabalhando de 12 a 14 horas diárias, diz que o retorno que recebe junto à paixão pela Astrologia apenas impulsiona-a a continuar nesse ramo até o fim de sua vida.
   Ela ainda deixa uma dica: “Tem gente que fica dependente de astrologia e previsões como tem gente que fica dependente de médico, de psicólogo, de advogado e de qualquer outra coisa. O ideal é que as previsões sejam um norte. Algo que ajuda no autoconhecimento e na escolha de melhores caminhos e opções para podermos tomar decisões melhores e viver melhor”.

Um comentário:

Dario Façanha disse...

Olá Fernanda! só hoje vi o comentário que vc deixou na crítica sobre o Tropa de Elite feita em meu blog :) Quer dizer que ajudei com um trabalho da faculdade??? Caramba, nunca poderia iamginar semelhante coisa. De qualquer forma fico feliz em ter ajudado.
Ah, muito interessante seu blog. Parabéns!