sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno já começaram!

Particularmente, é o lado das Olimpíadas que mais gosto. Não só porque os jogos são realizados no gelo e que deixa tudo mais lindo, mas também por ter modalidades totalmente distintas e curiosas.

Os Jogos de Inverno são um evento multi-esportivo realizado a cada quatro anos e suas modalidades são disputadas no gelo e na neve. O primeiro evento foi em 1924, mas se chamava Semana Internacional de Desportos de Inverno e foi realizado na cidade francesa de Chamonix, e só depois de dois anos o Comitê Olímpico Internacional decidiu realizar a competição regularmente.
Até a quarta edição, os jogos eram realizados no mesmo país - Alemanha. Mas depois de dois anos cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial, os jogos de Verão e de Inverno passaram a acontecer no mesmo ano, mas em diferentes países.

Até hoje, já foram realizadas 10 edições. Os Eua receberam os Jogos quatro vezes e a França três. Esse é o ano de Vancouver no Canadá - uma das cidades mais caras do país que investiu mais de US$ 1 bilhão (valor não oficial) para garantir o envolvimento de milhares de policiais, soldados e seguranças particulares.
Quem sabe, sediando as Olimpíadas, a 'maldição' que vem atormentando os canadenses há um século - de ser o único anfitrião dos Jogos que nunca conseguiu ganhar uma medalha de ouro em casa - não seja quebrada? Os especialistas já apostaram todas as fichas que o resultado será extremamente positivo para os canadenses, mesmo que eles tenham que deixar de lado o espírito "fair play" de lado.

Porém, a chegada de 250 mil visitantes ao país e os 3 milhões de espectadores que estarão mais perto de Vancouver através das transmissões televisivas naõ deixa os canadenses que se consideram mais tradicionais e modéstos, tão felizes assim.
Os grupos que lutam contra a miséria, os que defendem os direitos dos indígenas canadenses e as Ongs ambientais já criticaram os superiores e informaram que planejam fazem alarde para demostrar suas respectivas opiniões já que uma das principais tradições do Canadá é a permissão da livre expressão. Até agora nçao houve nenhum grande acontecimento que pudesse prejudicar o andamento dos Jogos.

O que mais me fascina são as modalidades. Fico vidrada na televisão com a criatividade dos criadores de alguns esportes. Confiram abaixo todas as modalidades dos Jogos de Inverno.

Biatlo - corrida de esqui que tem em determinados pontos do trajeto paragens para que os concorrentes disparem com uma espingarda sobre um alvo estático.



 

Bobsleigh - equipes de duas ou quatro pessoas realizam, por meio de um trenó que pode atinir ate 100 km/h, descidas cronometradas em uma pista de gelo sinuosa e estreita.



 

Combinado nórdico - escla de saltos com o esqui e cross-country (corrida entre esquiadores por percurso com altos e baixos).
Curling  ou xadrez no gelo - Duas equipes de quatro participantes cada competem entre si com o objetivo de lançar, deslizando 8 pedras de granito sobre um corredor de gelo. Quem acertar a pedra mais próximo ao alvo ganha.

Esqui alpino - consiste em efectuar uma descida em velocidade, com passagens obrigatórias e contra o relógio.

Esqui cross-country - estilo clássico:  o percurso tem que ser percorrido com os esquis em paralelo, sem desviar das duas faixas marcadas na neve. Estilo livre: semelhante ao usado pelos patinadores, os esquis podem ser empurrados para trás e lateralmente pelas duas pernas.

Esqui estilo livre - mistura do esqui alpino com o esqui acrobático. Aerials: esquiador dá dois saltos que são avaliados pela técnica, dificuldade, altura e distância. Moguls: os competidores descem, no menor tempo possível, uma ladeira de 250m repleta de obstáculos e com duas manobras acrobáticas.


Hóquei no gelo - duas equipes de seis jogadores tentam marcar o maior número de gols utilizando patins de gelo e um taco, também chamado de stick.


Luge (Trenó) - os competidores largam sentados sobre o trenó, impulsionando-o com os braços. Para isso, os atletas usam luvas especiais com agulhas para ajudar no atrito com o gelo. Depois, o competidor deita no trenó e passa a guiá-lo com a combinação dos movimentos das pernas e do tronco.

Patinação artística - As provas podem ser em par ou individuais (masculino e feminino): executa-se um programa curto (2min40s no máximo) e um programa longo (4min30s no máximo, para a exibição masculina e 4min no máximo, para a feminina). E também pode ser a dança no qual o casal executa duas danças obrigatórias e uma original com duração de 2 minutos e meio cada. A última etapa é o estilo-livre, no qual o casal escolhe a música e coreografia e tem 4 minutos para fazer a ação.

Patinação de velocidade - Nas provas individuais, os atletas competem em pares em volta de uma pista de gelo. Já nas provas de 500m (com duas baterias), os atletas competem uma só vez e quem tiver o melhor tempo vence. E nas provas de perseguição por equipe, dois times de três patinadores largam ao mesmo tempo.

Patinação de velocidade em pista curta - A patinação de velocidade em pista curta conta com cinco provas: três individuais (masculina e feminina) e duas de equipe (revezamento feminino e masculino).
Salto de esqui - O competidor desde por uma pista para adiquirir velocidade e ao chegar no seu fim salta para outra pista. Ganha quem for ais longe.

Skeleton - Na largada, o competidor corre 50 metros e deita de peito no trenó em uma posição aerodinâmica, guiando-o por entre curvas e retas até a linha de chegada. O trenó, controlado pelos movimentos dos joelhos, tronco e cabeça do competidor, pode alcançar até 135km/h.


Snowboard - No boardercross os competidores descem por um percurso com curvas e saltos primeiro para obter o melhor tempo e, depois, em bateria de quatro atletas. O estilo half pipe é inspirado em competições de skate. O competidor executa manobras aéreas e nas bordas do half. Já o slalom gigante paralelo é a prova de descida em alta velocidade disputada por dois adversários, que largam lado a lado, em traçados idênticos paralelos.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Segredos

Coisas que acontecem, momentos que vive, experiências inesquecíveis se tornam melhores quando elas permanecem em segredo. Não porque deseja, mas sim porque é preciso.
Preguiça de dizer?
Preguiça de explicar.
Nem tudo o que faço precisa ter razão. Vontades mil. Desejos infinitos. Barreiras gigantescas. Cúmplices aos montes.
Só quero passar por tudo isso e poder dormir bem. Sem pesos, sem constrangimentos.
E quer saber? Estou indo muito bem.


"O que eu ganho e o que eu perco ninguém precisa saber"